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Saúde mental no retorno ao trabalho: o novo normal traz a velha ansiedade de volta.


Entenda o que muda com o Covid 19 e o que pode ser feito para ajudar.


O novo coronavirus e todo o contexto de preocupação que o acompanha criaram um subproduto da pandemia, uma inimiga traiçoeira que vai minando o bem-estar e a saúde da gente em casa, no trabalho, nos momentos com os amigos ou com a família: a ansiedade.

Sem que percebamos ou aprendamos a lidar com este sentimento, este bicho-papão silencioso toma conta dos nossos pensamentos e ações, interfere nas relações pessoais e profissionais, faz com que todos estejam em constante estado de alerta.

Os noticiários e as redes sociais complementam o quadro geral à medida que nos aproximam dos números e da realidade, cumprindo um papel importantíssimo de informar e conscientizar a população. A pergunta “Meu plano de saúde cobre o exame de Covid-19?” foi um dos temas mais buscados na internet pelos usuários brasileiros.

Como lidar com tudo isso e se manter equilibrado?

Bom em primeiro lugar, é preciso entender que não se trata de algo novo e nem desconhecido de todos. Novo é apenas o fato da ansiedade estar presente 24 horas por dia, onde quer que a gente vá.

Ela é resultado do medo do contágio, da preocupação com o outro e com nossos entes queridos em casa, na empresa, no transporte público, no retorno escolar, no restaurante, na academia, no supermercado, em todos os lugares. Resumindo, o convívio com o Covid 19 acaba esgotando nossas energias e otimismo.

Por isso, lidar com estes sentimentos, atenuar seus efeitos e cuidar da saúde mental das pessoas e da equipe já é um dos temas mais discutidos da atualidade principalmente no momento de retorno ao trabalho.

Como se manter sereno no cenário de hoje?

Não existe uma resposta única, mas aqui vão algumas dicas.

1. Mantenha a calma e tente tratar a rotina de forma equilibrada, atenta e racional. Não deixe que notícias, boatos ou suposições desestabilizem você ou gerem inseguranças no seu dia a dia.


2. Transforme informação em conhecimento e precaução, seguindo as normas de segurança em todos os ambientes. Ao perceber que outras pessoas não estão fazendo o mesmo, não entre em discussões.

Diga que isso é importante para a saúde de todos. Caso o comportamento continue e você possa deixar o ambiente sem nenhum tipo de prejuízo, faça isso com tranquilidade e indique canais de comunicação à distância com você.

3. Prefira reuniões à distância. Hoje, existem várias ferramentas online que são simples de usar e muito práticas. Nem tudo precisa ser resolvido presencialmente.

4. Caso seja necessário se deslocar ou estar presente, tenha com você ou em locais como o carro e a bolsa acessórios de segurança como álcool gel, máscara e luvas descartáveis.

5. Durante o dia faça pequenas pausas para evitar esgotamento e stress. Pode ser um café ou 5 minutinhos na área de descompressão da empresa. Recarregue as energias e a serenidade.

6. Planos de saúde como os oferecidos pela Bradesco Seguros, SulAmérica, Amil, Omint, entre outros já oferecem o serviço de telemedicina com a orientação de médicos por telefone. Consulte e use este suporte como aliado no seu dia a dia.

7. Caso você seja um gestor e tenha uma equipe sob seu comando, lembre-se que sua atitude será decisiva no retorno ao trabalho. Prepare-se para entender, orientar e garantir segurança emocional às pessoas da sua equipe sendo transparente e objetivo sobre as mudanças na rotina. Você precisa ser um exemplo.

Lembre-se que para caso existe uma solução e se mantenha positivo. O momento é de união, resiliência e, acima de tudo, cuidado com as pessoas em grupos de risco em casa e na empresa.


Pensando em tudo isso, a Omint atualizou seus guias de retorno ao trabalho e a equipe da Saúde Online Consultoria leva até você todo este conteúdo. Clique na imagem e veja como acessar.


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